Virtual Design and Construction (VDC): conceito e aplicações.

Voltar para o blog

1. Conceito de Virtual Design and Construction

O Virtual Design and Construction (VDC) é uma metodologia que surgiu na Universidade de Stanford da Califórnia, tendo como principal influenciador o professor Martin Fischer. É uma metodologia que reúne o que há de mais moderno em tecnologia, como o Building Information Modeling – BIM, de modo a possibilitar uma realidade aumentada e virtual de todo um processo de produção de vida do empreendimento, favorecendo um gerenciamento integrado e simultâneo de todas as fases.

Essa virtualização permite uma visão ampla e interdisciplinar de todos os aspectos do projeto de construção, desde o produto, material, instalação, processo de organização, planejamento, objetivos, gestão, reunião das equipes, construção, execução do trabalho, custos, riscos, impactos ambientais e econômicos e, muito mais.

 

 

2. Como funciona a VDC?

O VDC utiliza softwares que simulam o resultado final do projeto em um ambiente virtual de modelagem, antes mesmo do seu início no plano físico. Dessa maneira, possui como princípios basilares o resultado almejado, a organização do time e a execução do trabalho.

Divide-se basicamente em três sistemas que podem ser assim explicados:

        1. ICE (Integrated Concurrent Engineering) – método que evita o formato tradicional dos projetos que seguia uma sequência, fase após fase. Passando a conduzir os projetos de forma integral e simultânea, com reuniões interdisciplinares e a utilização de modernas tecnologias de visualização das etapas;
        2.  PPM (Product Production Management) – definição clara dos objetivos do empreendimento, com todo o passo a passo das diversas fases de forma a programar o fluxo do trabalho e o recurso que será utilizado;
        3. BIM (Building Information Modeling) – é a base do VDC, faz a ligação de todos os outros sistemas. Possibilita a visualização em 3D e a tomada de decisão diante da obtenção das informações.

3. Vantagens da aplicação da tecnologia nos Projetos

Segundo Fissher e Kunz, na obra Virtual Design and Construction: Themes, Case Studies and Implementation Suggestions, a aplicação dos conceitos de VDC, em especial a utilização da modelagem computacional tridimensional, torna acessível e compreensível todos os conceitos e fases da produção, além de facilitar a integração da equipe multidisciplinar, permitindo a visualização de problemas antecipadamente, reduzindo o tempo para tomada das decisões diante dos riscos das edificações.

Logo, as bases teóricas do VDC combinam métodos de modelagem de engenharia, métodos de análise, métodos de visualização e a análise dos impactos da execução da obra. O que permite uma otimização do planejamento com a tomada de decisão mais assertiva diante dos imprevistos, pois gera uma melhoria do trabalho interdisciplinar de várias equipes e, por consequência, reduz o custo da obra e o tempo gasto na sua execução.

Apesar dessa metodologia ser bastante aplicada em outros países, o VDC ainda é um conceito pouco explorado no Brasil, mas as empresas que adotam seu uso se destacam diante da modernidade da tecnologia e de todos os benefícios que a virtualização proporciona.

 

divisor

Quer saber como suas ideias podem se transformar em projetos adaptáveis e sustentáveis?

Venha tomar um café conosco e conversar sobre as inovações tecnológicas na construção civil e nossos projetos arquitetônicos. Aproveite e conheça também nosso atendimento personalizado.

Fale conosco Ver localização
Logo IF designers | Escritório de arquitetura | Arquitetura Nordeste | Alagoas | Maceió

Siga-nos em nossas redes

Contatos

+55 82 99381 1514 / fv@ifdesigners.com
Segunda a sexta das 8h às 18h